Dentre os escritórios mais amplamente difundidos e consolidados no mundo, o OMA - Office for Metropolitan Architecture, fundado na década de 1970 por Rem Koolhaas, Elia Zenghelis, Madelon Vriesendorp e Zoe Zenghelis, definitivamente faz parte do panteão dos mais famosos. Fato curioso é que, embora receba grandes comissões e já tenha construído obras emblemáticas em diversos países, o escritório é frequentemente associado a uma abordagem menos centrada no projeto arquitetônico, extrapolando os limites rígidos do campo disciplinar e englobando outras áreas de atuação.
Contribui para esta leitura o fato do escritório ter um departamento dedicado exclusivamente a pesquisas e práticas interdisciplinares que atravessam a arquitetura. O AMO desenvolve desde investigações de tendências e publicações impressas até trabalhos de curadoria (a 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, por exemplo) e projeto de exposições, tendo contribuído para consolidar a imagem indiferente de Koolhaaas em relação ao projeto e, consequentemente, do OMA como um escritório permeável à influência de outras artes e áreas.
De alguns anos para cá, aumentou o número de encomendas de exposições ao OMA/AMO, como mostra o site do escritório. A maior e possivelmente mais conhecida delas é a própria exposição da Bienal de Veneza de 2014, que levou o nome de Elements of Architecture. A seguir, reunimos 18 exposições projetadas pelo escritório – algumas das quais com curadoria desenvolvida pelo próprio OMA/AMO.
Knoll Celebrates Bauhaus
True Me
Scaffolding
Stedelijk BASE
Countryside, The Future
lR100-Rinascente: Stories of Innovation
Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology
PANDA
What is The Netherlands?
Elements of Architecture
Public Works - Architecture by Civil Servants
Making Doha
Dior: From Paris to the World
Manifesta 12 The Planetary Garden: Cultivating Coexistence
Virgil Abloh: Figures of Speech
Countryside at the United Nations
Taryn Simon: An Occupation of Loss
Hospital of the Future
Publicado originalmente em maio de 2019, atualizado em julho de 2021.